Brasil Stop Motion International Film Festival

Oficinas

As oficinas do Brasil Stop Motion 2018 irão se realizar na Fundação Joaquim Nabuco, nas sedes do Derby e de Casa Forte. Serão concedidos certificados aos participantes. Todas as atividades oferecidas pelo festival são gratuitas.


 

OFICINA – Construção de Bonecos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Oficineiro: Igor Khilov (Rússia)

Data: 09, 10 e 11 de agosto (quinta, sexta e sábado)

Local: Oficina Educativa (Fundação Joaquim Nabuco/Museu | Av. 17 de agosto, 2187, Casa Forte.)

Horário: 9h às 13h

Carga horária: 12 horas

Número de vagas: 15 participantes

Pré-requesito: A partir de 17 anos; experiência em modelagem.

Ementa: Oficina prática sobre criação de moldes (massa, silicone, acrílico) e construção de bonecos, abordando os seguintes tópicos:

  • Introdução sobre a animação profissional nos estúdios russos e animação amadora, feita em casa.
  • Design de articulações de bonecos.
  • Construção de cabeças de bonecos para animação.

Igor Khilov – Responsável pela criação dos bonecos do filme Hoffmaniada, do diretor homenageado deste ano (Stanislav Sokolov), Igor Khilov já trabalhou em diversos estúdios além do Soyuzmultfilm, como Christmas Films, Animatograf, Man and Time, Animos, Classic  e Bee.

Aos 16 anos, em 1988, se tornou estudante da Escola Técnica de Arte e Teatro de Moscou. Quatro anos mais tarde, já graduado, iniciou uma especialização em Dolls na mesma instituição e começou a trabalhar com animação. Hoje conhecido como o mágico no mundo dos puppets para stop motion, além de trabalhar em projetos de animação, Igor Khilov realiza Master Classes, palestras e workshops em diversos países. Atualmente, leciona no mesmo local onde estudou.


 

OFICINA de Roteiro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Oficineiros: Yohan Madrigal e Pedro Hernández Herrera (Cuba)

Data: 09 e 10 de agosto (quinta e sexta-feira)

Local: Sala João Cardoso Ayres (Fundação Joaquim Nabuco/Derby | Rua Henrique Dias, 609, Derby).

Horário: 9h às 12h

Carga horária: 06 horas

Número de vagas: 30 participantes

Ementa: Oficina prática com foco na realização de roteiros para filmes de animação. Apresentação de técnicas de roteirização; construção, dimensão, caracterização de personagens e debate sobre os desafios do roteirista e da equipe de realização no processo criativo de uma obra audiovisual.

Yohan Madrigal – Possui Mestrado em Realização Audiovisual e graduação em Arte dos Meios de Comunicação Audiovisual, com especialização em Direção, pela Universidade de Artes de Cuba. Atua como roteirista, produtor e diretor, de obras de ficção, animação e documentário na Empresa Nacional de Mídia e Audiovisual (CINESOFT), do Ministério de Educação de Cuba. É professor da Universidade de Artes de Cuba e apresentador do jornal da televisão cubana. Ministrou cursos e oficinas de Cinema em Cuba, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil.

Pedro Hernández Herrera  Professor titular e vice-diretor da Universidade de Arte de Cuba (ISA), atua como roteirista e consultor de roteiros, de obras de animação, ficção e documentário na Empresa Nacional de Mídia e Audiovisual (CINESOFT), do Ministério de Educação de Cuba. Ministrou cursos e oficinas e conferências sobre o processo de criação audiovisual em Cuba, Porto Rico, Honduras, Venezuela, México, Equador, Colômbia, entre outros.

 


 

OFICINA Animação em Stop Motion (para iniciantes) 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Oficineiros:  Duda Rodrigues (SP)

Data: 09 e 10 de agosto (quinta e sexta-feira)

Local: Sala Sebastião Vila Nova, 2º andar da Fundação Joaquim Nabuco/Derby (Rua Henrique Dias, 609, Derby).

Horário: 9h às 13h

Carga horária: 08 horas

Número de vagas: 15 participantes

Ementa: Introdução aos conceitos básicos de animação com exercícios práticos. Os participantes serão capacitados para desenvolverem suas próprias histórias e realizá-las usando a linguagem da animação.

Duda Rodrigues – Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Produtora de projetos culturais entre longas, curtas metragens de diversos gêneros e festivais. Diretora do curta-metragem O Homem das Gavetas, feito em Stop Motion. Atualmente está cursando Produção Audiovisual 3D e trabalha na produtora Vetor Zero (São Paulo).