Regulamento

Baixe versão em pdf

BRASIL STOP MOTION 2014

IV Festival Internacional Brasil Stop Motion

Inscrições: 09 de junho a 01 de setembro de 2014

1. O Brasil Stop Motion 2014 – IV FESTIVAL INTERNACIONAL BRASIL STOP MOTION, acontecerá de 25 a 29 de novembro de 2014, na cidade do Recife, em Pernambuco.

2. Apenas filmes realizados com a utilização da técnica de animação Stop Motion (conforme definição do item 3 deste regulamento) a partir janeiro de 2012, serão aceitos no Brasil Stop Motion 2014. Filmes já exibidos nas edições anteriores do festival não serão considerados.

3. A animação em Stop Motion aqui se define pelo movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação.

4. No caso de filmes que utilizem duas ou mais técnicas de animação, apenas aqueles que tenham mais de 75% do tempo em Stop Motion serão aceitos.

CATEGORIAS 

5. Os filmes devem ser inscritos numa das seguintes categorias:

  • Stop Motion até 10 minutos
  • Stop Motion com mais de 10 minutos

6. E nas subcategorias abaixo:

  • Estudante ou profissional
  • Infantil ou adulto

SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

7. Todos os filmes recebidos serão submetidos à Comissão de Seleção do Brasil Stop Motion 2014. A escolha da Comissão de Seleção é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos.

8. O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no Brasil Stop Motion será anunciado no dia 01 de outubro de 2014.

9. O festival concederá, caso a Comissão de Premiação julgue pertinente, troféus para as seguintes modalidades:

  • Melhor Stop Motion de até 10 minutos
  • Melhor Stop Motion de mais de 10 minutos
  • Melhor Stop Motion Estudantil
  • Melhor Stop Motion Brasileiro
  • Melhor Stop Motion do Público
  • Melhor Stop Motion Infantil
  • Melhor fotografia
  • Melhor roteiro
  • Melhor direção de arte
  • Melhor som

10. A Comissão de Premiação se reserva ao direito de não atribuir algum dos prêmios previstos caso considere que inexiste mérito. Do mesmo modo, poderá atribuir outros prêmios específicos caso considere pertinente.

11. A premiação será definida por uma Comissão formada por membros de notório saber cinematográfico e/ou artístico, que anunciará o resultado na cerimônia de encerramento. A escolha dos premiados pela Comissão é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos.

INSCRIÇÕES

12. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada, exclusivamente, via online no site do festival, no endereço: www.brasilstopmotion.com.br

13. Cada filme deverá ser inscrito isoladamente, inclusive no caso de ser de autoria de um mesmo diretor/produtor com mais de um filme concorrente.

14. Na ficha de inscrição online, o participante deverá informar, em campo específico, o modo de envio do filme (online ou via Correios).

15. Fotos do filme e do diretor e sinopses também serão enviadas, exclusivamente, pela ficha de inscrição online.

ENVIO DOS FILMES

16. Os filmes poderão ser enviados online ou pelos Correios*.

* Envio pelos Correios apenas no caso dos países com dificuldade de conexão para o envio via web.

ENVIO DOS FILMES ONLINE

17. Deverá ser enviado um arquivo do filme no formato .Mov (Quick Time) – com Codec H264, na dimensão Full HD (1920×1080). O envio poderá ser feito via Wetransfer.com (que anexa até 2Gb grátis) ou serviço similar, para o email filmes@brasilstopmotion.com.br
Atenção: o filme enviado, caso selecionado, será o mesmo a ser exibido no festival. Portanto, o formato do arquivo já deve estar de acordo com as especificações solicitadas acima.

18. O nome do arquivo enviado deve ser igual ao título do filme, como aparece na ficha de inscrição.

19. Após o download e verificação do filme, o inscrito receberá um retorno da equipe do festival.

20. Cada filme deverá ser enviado online isoladamente, mesmo no caso de um mesmo diretor/produtor com mais de um filme.

21. Idioma e legenda. O idioma oficial do festival é o português. Filmes com texto, diálogo, narração, cartelas e/ou música com letras em outras línguas que não a oficial, devem vir legendados em português. Caso contrário, deverá ser incluído, no envio online do filme, um outro arquivo (em .txt) com texto do filme em inglês ou português (diálogo, narração ou cartela), com indicação de time-code.
Atenção: textos sem time-code serão desconsiderados.

ENVIO DOS FILMES PELOS CORREIOS

22. Os filmes deverão ser enviados, preferencialmente, via Sedex ou EMS.

23. Todas as remessas devem declarar valor do objeto inferior a US$ 5.00 (cinco dólares).

24. O material enviado de fora do país, deve conter no envelope a informação: MATERIAL SEM FINS COMERCIAIS – PARA FESTIVAL CULTURAL (NO COMMERCIAL VALUE, FOR CULTURAL PURPOSES ONLY).

25. Os filmes deverão ser enviados, via Correios, ao endereço abaixo:

  • Festival Brasil Stop Motion
    Sra. Ana Farache
    Rua Dr. Vicente Meira, 82, apto 704
    Espinheiro – CEP 52020-130
    Recife, Pernambuco, Brasil

*Imprima aqui a etiqueta com o endereço do festival.

26. Os filmes enviados deverão ser gravados em 2 (duas) cópias em DVD de dados com o arquivo do filme no formato .Mov (Quick Time) – com Codec H264, na dimensão Full HD (1920×1080).

27. A verificação de que o filme esteja devidamente gravado é de responsabilidade de quem o inscreveu. Solicita-se que o DVD não inclua menu interativo e etiquetas colantes.

28. Cada DVD enviado deve ser acondicionado em embalagem apropriada com etiqueta no seu exterior, com indicação do título do trabalho, duração, nome e endereço do participante.

29. As despesas de postagem são de responsabilidade do concorrente. A coordenação do festival não se responsabiliza por extravios e outras despesas decorrentes do envio do material.

30. Idioma e legenda. O idioma oficial do festival é o português. Filmes com texto, diálogo, narração, cartelas e/ou música com letras em outras línguas que não a oficial, devem vir legendados em português. Caso contrário, deverá ser incluído, no DVD do filme, um outro arquivo (em .txt) com texto do filme em inglês ou português (diálogo, narração ou cartela), com indicação de time-code.
Atenção: textos sem time-code serão desconsiderados. Não serão aceitos filmes com legenda fixa em qualquer idioma que não seja o português.

UTILIZAÇÃO DAS OBRAS

31. O responsável pela inscrição do filme autoriza o Brasil Stop Motion 2014 a utilizar um extrato de até 30 segundos do mesmo para efeitos de promoção na televisão e na internet, assim como as imagens estáticas para utilização em impressos e mídias eletrônicas.

32. O responsável pela inscrição do filme autoriza a coordenação do festival a promover exibições dos seus trabalhos selecionados e/ou premiados em atividades educacionais e culturais sem fins comerciais, após a exibição no IV FESTIVAL INTERNACIONAL BRASIL STOP MOTION.

33. Além dos casos citados acima (itens 31 e 32), os filmes inscritos, selecionados e premiados não serão disponibilizados de forma integral sem o expresso consentimento do detentor dos seus direitos autorais.

34. O material enviado para a inscrição não será devolvido, ficando depositado no acervo do Festival Brasil Stop Motion.

Fica estabelecido no ato de inscrição a aceitação integral do presente regulamento. O Brasil Stop Motion é uma iniciativa, sem fins lucrativos, voltada para a difusão da produção nacional e internacional de animação em Stop Motion.

< Voltar

 
Patrocínio Realização Farache Comunicação